Sustentabilidade

Desde sua concepção a Apoena ecopousada tem na sustentabilidade um de seus maiores valores. Tivemos a preocupação de adaptar o projeto da Apoena ecopousada à vegetação nativa e às dunas. A topografia do terreno foi a inspiração para a localização da sede, piscina e dos bangalôs. Preferencialmente escolhemos usar materiais orgânicos oriundos do próprio terreno e da região, exemplo disso é a construção da via de acesso.

A estrada é constituída primeiramente por um tapete de palhas de coqueiros e coberta com cascalho branco e vermelho. O trajeto da estrada dentro da Apoena ecopousada respeitou a vegetação nativa, sempre desviando dela ao máximo. Pudemos reaproveitar 100% do entulho gerado durante a construção, reutilizando-o na construção da próxima etapa. O posicionamento tanto da sede como dos bangalôs foi definido de tal modo para aproveitar ao máximo a brisa do mar como sistema de ventilação natural e ao mesmo tempo oferecer uma bela vista para o mar. Reaproveitamos as sobras de madeira da construção dos telhados para a confecção do mobiliário.

Evitamos ao máximo o uso de plásticos em geral.. As latas de bebidas são coletadas e recicladas. Os restos de alimentos são usados na produção de adubo orgânico. Aqui na Apoena, nós não possuímos máquina de secar roupa, todo nosso enxoval é seco no varal.

Em toda a Apoena só são utilizadas lâmpadas fluorescentes ou LED de baixo consumo. Os bangalôs estão equipados com um sistema corta-luz para evitar desperdício de energia. A água usada em todo o terreno é captada através de poços artesianos e devolvida limpa ao meio ambiente. A água quente do chuveiro é proveniente de aquecedores solares. Os vasos sanitários usam somente 6 litros para a descarga ( norma ABNT). Todos espelhos utilizados são da linha ecológica do fabricante “Guardian”. Usamos papel reciclado. Plantamos mais de 400 mudas de coqueiros como replantio típico desta região, servindo também como divisão visual dentro do terreno. Pretendemos trabalhar futuramente com a captação e utilização de energia eólica e fotovoltaica.